Aguarde...

Benvindos Freguesia de São João do Peso

História

A data da criação desta freguesia não está fidedignamente documentada; contudo, é de crer, não obstante, e como fazem supor os livros de Registo Paroquial da hoje Freguesia vizinha de Fundada que, juntamente com a referida, tivesse sido criada no ano de 1618, sendo constituída pelos lugares de Algar, Cimo Valongo, S.João do Peso, Portela dos Colos e Sesmarias. Esta freguesia tem como limite, a Nascente, a Freguesia de Cardigos, Concelho de Mação; a Ocidente a de Fundada, de Vila de Rei; a Norte a de Santo António do Marmeleiro, Concelho da Sertã, e a sul a Freguesia de Vila de Rei. Situada ao sul da margem esquerda da Ribeira da Isna, afluente do rio Zêzere, dista da sede de Concelho cerca de 12 km, e nela passa a ribeira de Bostelim. Tem por orago São João Batista, tal como indica o topónimo, celebrado todos anos a 24 de Junho.

 

A antiga freguesia de S.João Baptista da Aldeia do Peso foi curato da apresentação do Vigário de Vila de Rei no seu termo. Em 1839 aparece como pertencendo à comarca de Tomar e em 1872 aparece já enquadrada na comarca da Sertã. Por decreto de 7 de Setembro de 1895, o qual suprimiu o concelho de Vila de Rei, foi anexada ao concelho da Sertã, voltando novamente ao primeiro, restaurado por decreto, em 13 de Janeiro de 1898. Apresenta-a, na data de 1758, o padre Francisco Xavier da Silva como possuindo 196 habitantes, distribuídos por 50 fogos pelas povoações já supracitadas. 

 

A sua primeira capela terá sido construída em tempos muito remotos, e era também dedicada ao seu padroeiro, S.João Baptista. Situava-se entre as povoações de Várzeas e Algar, num pequeno monte da margem direita da ribeira do Bostelim. Por ser pequena, ou começar a revelar evidentes sinais de degradação, terá sido substituída por uma outra, localizada junto da povoação mais central, o Peso.



Compartilhar titulo produto

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao utlizar o website, confirma que aceita a sua utilização.